Pernambuco em Pauta

A noticia em destaque!!!

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Carpina: Diretora da escola João Teobaldo fala com relação a onda de Violência que vem acontecendo ao redor da escola

A VIOLÊNCIA É UMA LINGUAGEM PRESENTE NA ESTRUTURA SOCIAL.
SABEMOS QUE NENHUMA ESCOLA É UMA ILHA, MAS PARTE DA SOCIEDADE. E NO CASO DESSA SOCIEDADE TEM SE EMBRUTECIDO DE FORMA ESPANTOSA.
 A ESCOLA NÃO PODE IGNORAR A VIOLÊNCIA, ELA PRECISA SIM TRAZER AS QUESTÕES SOCIAIS PARA A  SALA DE AULA.
MENORES, PORTANDO ARMAS,DROGAS, TIROTEIOS, TENTATIVAS DE HOMICÍDIOS, PROSTITUIÇÃO SÃO EXEMPLOS DE SITUAÇÕES EXTERNAS A ESCOLA QUE PRECISAMOS ENFRENTAR COM A MESMA FIRMEZA COM QUE DEBATEMOS A VIOLÊNCIA DE UMA FORMA GERAL. DO CONTRÁRIO, NOSSO PAPEL FORMADOR NÃO SERÁ CUMPRIDO.
 DIANTE DESSES FATOS, RELATO QUE A EQUIPE ESCOLAR É COMPROMISSADA E VEM DESENVOLVENDO AÇÕES  PEDAGÓGICA COM PROJETOS COMO “VIAJANDO NO MUNDO DA LEITURA” “NÃO AS DROGAS” “NÃO A VIOLÊNCIA” “VALORES HUMANOS, O QUE É ISTO?” DENTRE OUTROS...,ESTABELECENDO PARALELOS ENTRE O QUE SE VIVE NA ESCOLA E O QUE SE VÊ FORA DELA SÃO EXEMPLOS DE COMO NÃO FUGIR DESSA DIFÍCIL QUESTÃO.
LEMBRANDO QUE, NUMA SOCIEDADE VIOLENTA, A ESCOLA SE CONTRAPÕE SIM A UMA CULTURA DE AGRESSÕES. NO QUE DIZ RESPEITO A QUESTÕES INTERNAS SÃO TRATADAS INTERNAMENTE NOS CONSELHOS DE CLASSES, IDENTIFICANDO RESPONSABILIDADES, GARANTINDO REPARAÇÕES E PROMOVENDO FORMAÇÕES.
POREM, ATITUDES VIOLENTAS NO ENTORNO DA ESCOLA ESTÃO SENDO REFLETIDAS SISTEMATICAMENTE COM A COMUNIDADE ESCOLAR PARA JUNTOS, DESENVOLVERMOS AÇÕES DE FORTALECIMENTO E MOBILIZAÇÃO DE UMA CULTURA DE PAZ, NÃO VIOLÊNCIA E DIREITOS HUMANOS. SABEMOS AINDA “QUE É PRECISO UMA MUDANÇA NA SOCIEDADE, COMO UM TODO, PASSANDO ENTÃO A VIVENCIAR VALORES COMO A ÉTICA, A HONESTIDADE, A JUSTIÇA, A NÃO VIOLÊNCIA, ETC...MAS PARA QUE ISTO VENHA A SER REALIDADE UM DIA, É PRECISO QUE A ESCOLA( APESAR DE TODAS AS DIFICULDADES QUE JÁ ENFRENTA) ASSUMA ESSE PAPEL, O DE ENSINAR TAIS VALORES ÀS CRIANÇAS E ADOLESCENTES. ESSA É MUITAS VEZES UMA TAREFA QUE NEM TODOS OS PAIS ESTÃO CAPACITADOS A REALIZAR E, ISTO, QUANDO POSSUE TEMPO PARA TAL.
A ESCOLA NÃO ESTÁ ALHEIA A SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA, POREM NÃO PODEMOS EXCLUIR A COMUNIDADE DA MESMA.
PERGUNTO AGORA A VOCÊS:
NA RUA EM QUE VOCÊ MORA POSSUE PROBLEMAS DE VIOLÊNCIA?  E DE QUEM É A CULPA? SERÁ DOS MORADORES?
SE ACONTECER UMA AGRESSÃO FÍSICA NA FRENTE DE SUA CASA, A CULPA É DO DONO DA CASA?
SE HOUVER UM ASSASSINATO NA FRENTE DE UMA IGREJA, A CULPA É DO PADRE OU DO PASTOR?
SE ALGUÉM ESTIVER VENDENDO DROGAS EM FRENTE A UM COMÉRCIO(SUPERMERCADO,FARMÁCIA), A CULPA É DO COMERCIANTE?  
A VIOLÊNCIA É SIM, UM MAL SOCIAL E QUE NÃO PODEMOS NOS TORNAR ALHEIO A ELA.


LÚCIA RODRIGUES.
GESTORA DA ESCOLA DEP. JOÃO TEOBALDO DE AZEVEDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário